Afinal, o que são métodos de gestão de processos?

Para atingir o pleno sucesso, toda empresa tem de aproveitar ao máximo os recursos de que dispõe, desde o material humano e equipamentos até os insumos necessários na produção. Entretanto, de nada adianta ter os recursos disponíveis e não conseguir otimizar o desempenho de cada um deles, não é mesmo? É aí que entra a Gestão de Processos.

Se você quer saber mais sobre o assunto para entender como gerenciar melhor os processos dentro do seu negócio, acompanhe a leitura deste artigo!

Qual é o objetivo da Gestão de Processos?

De forma direta, o objetivo da Gestão de Processos é promover a interação entre todos os setores de uma empresa como forma de aumentar o desempenho da companhia de maneira geral, indo no sentido oposto ao estilo gerencial tradicional em que a empresa é repartida em diversas ramificações.

Esse modelo de gestão está em alta no mercado, pois quase nunca as atividades internas de uma empresa se restringem a apenas uma área específica da companhia.

Quais são os principais métodos da Gestão de Processos?

Apresentaremos, a seguir, dois exemplos de metodologias de Gestão de Processos.

Metodologia PDCA

Metodologia de Gestão de Processos utilizada frequentemente, a PDCA — sigla em inglês para planejamento, execução, análise e ação — é um processo que busca a melhoria contínua e é composto por quatro fases.

Sempre seguindo a ordem da sigla (planejamento, execução, análise e ação), esse modelo é um ciclo que se reinicia quando a última fase (ação) termina. O processo cíclico mantém a empresa sempre em busca de novas oportunidades de aperfeiçoamento e almejando o máximo desempenho.

O primeiro passo para aplicar essa metodologia é elaborar um planejamento detalhado que propõe a resolução dos problemas levantados. A partir do momento em que o plano estiver pronto, tem início a etapa mais importante do ciclo: a execução. Nessa fase, todo planejamento é posto em prática, portanto, é imprescindível que toda a sua equipe esteja preparada e familiarizada com a nova metodologia que será empregada.

Quando os primeiros resultados da metodologia aparecerem, sejam eles positivos ou negativos, se inicia a fase de verificação dos frutos. A principal meta durante essa etapa do processo é verificar possíveis falhas e aspectos no planejamento que podem ser aprimorados para aumentar a eficácia da nova metodologia.

Por fim, caso sejam encontrados pontos a serem melhorados, chegou a hora de colocá-los em ação. A última fase consiste exatamente nisso: corrigir os erros encontrados na fase anterior antes de reiniciar o ciclo.

Metodologia BPM

A metodologia BPM — Business Process Management — é uma maneira de se fazer a Gestão de Processos que permite mapear e conhecer profundamente os processos da sua empresa. Por meio dela você consegue identificar onde existem gargalos na produção e encontrar soluções mais facilmente para os problemas encontrados.

Para isso, inicialmente é necessário mapear os processos da sua empresa. Por meio do mapeamento detalhado, você entende melhor o funcionamento de cada uma das etapas do seu sistema de produção e como cada um deles influencia no seu produto final. Após isso, será necessário analisar cada uma das fases do processo de maneira individual e perceber qual delas podem ser aprimoradas, consomem muito tempo etc.

Por fim, a partir de uma compreensão geral, passa-se a redesenhar e implantar as melhorias em um novo processo e monitorar frequentemente os resultados para buscar cada vez mais melhorias.

Quais são as vantagens de fazer a Gestão de Processos?

Quando é realizada uma Gestão de Processos eficiente em sua empresa, você valoriza a integração das áreas dentro do seu escritório e facilita as relações interpessoais. O resultado disso é a geração de informações concretas que vão facilitar bastante o planejamento e a tomada de decisão dentro da sua companhia, além de aumentar a produtividade.

Como você pôde perceber, a Gestão de Processos proporciona um entendimento transparente a respeito da cadeia de produção do seu negócio e aplicá-la em sua organização vai trazer vários benefícios. Resta a você aprofundar os estudos e descobrir qual é a metodologia mais indicada para a sua empresa.

Gostou do nosso artigo sobre Gestão de Processos? Então, assine agora a nossa newsletter e receba o conteúdo do nosso blog exclusivamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This