Entenda a importância da gestão tributária eficiente

Um sistema de gestão tributária eficiente pode proporcionar uma série de vantagens e benefícios que refletem diretamente na saúde financeira da empresa, além do perfeito atendimento à legislação.

As organizações que não possuem esses processos bem estruturados podem sofrer com sanções, multas, bloqueios e demais problemas fiscais que dificultam severamente a sua atuação.

O nosso objetivo com este artigo é mostrar o quanto é importante que a sua empresa tenha uma gestão tributária eficiente, bem como os benefícios dessa atividade. Acompanhe!

Melhor enquadramento tributário

Uma das mais importantes atribuições da gestão tributária eficiente é o perfeito enquadramento tributário. Uma empresa que aplica tais estratégias terá mais chances de escolher o regime de tributação que mais se adapta à sua realidade.

Basicamente, existem 3 modalidades de apuração fiscal: o Lucro Real, o Lucro Presumido e o Simples Nacional. Cada um deles possui características singulares e podem proporcionar benefícios ou não, dependendo das particularidades de cada empresa.

Um erro no enquadramento tributário de uma empresa pode fazer com que ela pague mais impostos do que são efetivamente devidos. Isso é um fato relativamente comum: muitos selecionam um regime pelo simples fato de achar adequado à realidade do seu negócio.

Além de saber definir esse critério, também é fundamental analisar os resultados obtidos durante o exercício social e, se necessário, estudar as possibilidades de alterar o regime de tributação da empresa — operação que poderá ser feita somente no próximo ano-calendário.

Redução de tributos

Além de auxiliar na definição de um regime tributário correto, a gestão fiscal também pode proporcionar uma certa redução nos impostos a serem pagos — tudo respeitando os preceitos da legislação.

Com a gestão tributária você saberá exatamente quais são os benefícios que podem ser atribuídos ao seu negócio, como aproveitamento de crédito tributário, reduções nas alíquotas ou base de cálculo, imunidades, entre outros.

Melhoria na geração de informações fiscais

A gestão tributária eficiente também auxilia na transmissão de informações aos órgãos de fiscalização. Atualmente, temos uma série de obrigações acessórias que informam diversas movimentações fiscais que uma empresa efetuou.

Essa atividade fará com que o seu negócio não sofra com problemas e sanções devido à falta de dados ou incompatibilidade entre as informações enviadas.

Atendimento à legislação fiscal

Por fim, o principal benefício da gestão tributária eficiente é o perfeito atendimento à nossa lei fiscal. Sabemos que o nosso país possui uma legislação extremamente complexa e que sofre alterações com uma frequência muito grande.

Sendo assim, toda empresa que deseja estar em dia com o fisco deve ter um sistema de gestão tributária atuando juntamente com a execução de suas atividades. Dessa forma você evita uma série de problemas e dores de cabeça com os órgãos de fiscalização, o que geralmente acaba em multas e sanções.

Você já deve ter entendido a real importância da gestão tributária eficiente para o seu negócio. Sendo assim, basta começar a aplicar esse conceito na sua empresa que, em pouco tempo, você começará a notar os grandes resultados.

Gostou deste artigo? Que tal receber dicas valiosas como as que acabou de ler diretamente no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This