Entenda mais sobre a utilização do Power BI

Você tem total conhecimento dos dados produzidos dentro da sua empresa? Ou vem encontrando dificuldade na transformação dessa grande quantidade de dados em informações gerenciáveis? Sabia que há ferramentas disponíveis no mercado que podem auxiliar na leitura dos dados?

Seja para fazer um planejamento, criar metas, ou reduzir custos financeiros, é essencial que a empresa tenha sempre os seus dados em mãos. O problema é que o processo de transformação dos dados em informação tende a ser trabalhoso, caso a companhia não use uma ferramenta que a auxilie nessa tarefa.

A situação pode ser ainda pior, se a organização precisar resolver questões tributárias. Afinal, há um grande número de procedimentos que devem ser cumpridos para a prestação das informações ao fisco. E essas informações nem sempre estão consolidadas em um mesmo local, e costumam não ser facilmente compreendidas. Descubra como utilizar o Power BI e facilitar a transformação dos seus dados em informações valiosas: acompanhe a leitura!

Facilite a compreensão dos dados

Sabemos o quanto é complicado colocar a empresa nos trilhos quando o assunto é tributação. Afinal, é necessário coletar dados de diferentes bases para consolidar os valores a serem declarados, tornando o processo de padronização lento e com grande custo para a companhia.

Por outro lado, ao usar algumas ferramentas, como o Power BI, a companhia passa a contar com relatórios interativos dos resultados obtidos, melhorando a qualidade das informações e das tomadas de decisão, sejam elas administrativas ou estratégicas. No Power BI, as informações importadas poderão ser reunidas e apresentadas em dashboards interativos.

Saiba o que é um dashboard

De forma prática, é uma tela com uma representação gráfica de todos os dados gerados em seu processamento. Nela, o gestor pode acompanhar, de forma clara, os relatórios mais importantes para a companhia.

Os relatórios originados pelos dashboards ainda podem ser facilmente compartilhados com outras máquinas e dispositivos móveis, o que facilita bastante a disseminação das informações relevantes para a empresa.

Com o relatório em mãos, o gestor consegue criar estratégias e estipular metas a serem cumpridas pela empresa. Além disso, fica bem mais fácil encontrar oportunidades que possam ser aproveitadas pela empresa em cada momento.

Saiba quais tipos de arquivos são suportados pelo Power BI

Para manter o andamento da empresa, é natural que cada um de seus setores use diferentes tipos de software para atender suas respectivas necessidades. O problema surge quando se pretende realizar análise global, vez que pode haver dificuldade para concentrar as informações das diferentes fontes de dados.

Nesse sentido, as ferramentas de análise de dados, a exemplo do Power BI, podem facilitar bastante a rotina da empresa por possuírem fácil integração, já que esse tipo de programa aceita diferentes tipos de arquivo.

Assim, o Power BI é capaz de unir os diferentes arquivos gerados em uma só plataforma, que é compatível com os seguintes dados:

  • arquivos de texto;

  • planilhas de Excel;

  • páginas web;

  • banco de dados;

  • dados em nuvem.

É possível, portanto, reunir os dados constantes de diversas fontes e formatos em uma só plataforma. E, mais do que isso, numa plataforma que apresenta as informações de forma gráfica, didática e interativa, permitindo, ainda, que seu usuário relacione diferentes fatores, gerando relatórios distintos.  

Assim, por meio da utilização do Power BI, principalmente quando associado a alguma ferramenta que permita a integração de informações fiscais a essa plataforma, é possível, rapidamente, reunir as informações necessárias para melhorar a gestão da sua empresa. 

Você usa alguma ferramenta para auxiliar em sua gestão? O que achou do Power BI? Comente abaixo a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This