O que é Business Intelligence? Veja sua relação com a contabilidade

Você sabe o que é Business Intelligence (BI) e como esse conceito pode ser aplicado em uma empresa?

Traduzindo para o português o termo significa “inteligência de negócios” e surgiu como uma ferramenta para auxiliar gestores e administradores de empresas a lidarem com a enxurrada de novas informações e processos no âmbito empresarial.

Neste artigo, você entenderá o que é Business Intelligence, para que serve e principalmente, qual a sua relação com a contabilidade. Acompanhe!

O que é Business Intelligence?

Para que você entenda de uma maneira bem simples, podemos comparar o BI com a nossa própria inteligência natural.

Nesse caso, ela é formada por uma série de informações e dados ainda dispersos que, quando são processados no cérebro, são transformados em conhecimento coerente e significativo.

O BI funciona basicamente da mesma forma. Trata-se de um conjunto de processos, métodos e políticas que tem por objetivo analisar os dados produzidos periodicamente pelas pessoas que compõem as empresas e fornecer informações precisas.

É como se se o BI fosse um cérebro extremamente poderoso processando uma quantidade gigantesca de informações para a sua empresa, no entanto, com um diferencial: ele oferece insigths que nenhum cérebro humano seria capaz de extrair sem o auxílio de ferramentas tecnológicas.

Para que serve o Business Intelligence?

Basicamente, o Business Intelligence servirá para transformar uma série de dados dispersos e desordenados em informações relevantes para que a gestão e administração da empresa tome decisões importantes.

Os profissionais envolvidos com esse departamento receberão os dados e farão as devidas alocações. Posteriormente, poderão emitir relatórios que serão encaminhados aos responsáveis pela gestão e tomada de decisões de cada empresa.

A grande dúvida que paira à mente das pessoas é: de onde esses dados virão? E é exatamente aqui que entra outra ferramenta de gestão crucial para toda e qualquer empresa que trabalha em conjunto ao departamento de BI, a contabilidade.

Qual é a relação dessa ferramenta com a contabilidade?

Como mencionamos, o BI é uma ferramenta que extrai dos dados gerados pelos departamentos da empresa a informação precisa e detalhada que servirá para a tomada de decisões da alta administração.

No entanto, a contabilidade da empresa já possui esses dados compilados, extraídos dos setores contábil, fiscal e de pessoal, que podem ser utilizados pelo BI com a finalidade de encurtar o processo de análise e aplicação de tecnologia e inteligência que os transformará em informação precisa e detalhada.

Portanto, quando a contabilidade e Business Intelligence trabalham em conjunto, o resultado é um processo de geração de informações extremamente detalhado e confiável que servirá para analisar os resultados auferidos e realizar projeções para o futuro.

As vantagens do BI integrado à contabilidade são inúmeras e as possibilidades de análise de informações são infinitas. Essas áreas, trabalhando em conjunto, proporcionam uma segurança administrativa na gestão e guiam a empresa ao caminho do sucesso, gerando um crescimento ordenado e organizado.

Portanto, muito mais do que saber o que é Business Intelligence, é fundamental conhecer a importância dessa integração, bem como as formas de realizar esses processos em conjunto.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o em suas redes sociais. Dessa forma, várias pessoas também poderão ter acesso a esse valioso conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This