O que é legaltech? Saiba como reduzir as burocracias da sua empresa

Basta ver o quanto a internet transformou a vida das pessoas para atestar a expansão tecnológica sem precedentes que vivenciamos na última década. Hoje, é possível obter um diploma de curso superior por meio de videoaulas. O quão incrível é isso?

Com transformações digitais em praticamente todas as áreas, é provável que você esteja se perguntando: como o setor jurídico foi afetado? Se você quer saber a resposta para essa pergunta, leia o post e descubra o que é legaltech!

O que é legaltech?

De maneira geral, as legaltechs têm como objetivo oferecer soluções tecnológicas que otimizem o tempo dos escritórios de advocacia e dos setores jurídicos das corporações. Basicamente, seu foco é desvendar e explorar as deficiências do meio jurídico e propor uma rotina mais eficiente.

Ou seja, as legaltechs são startups que desenvolvem tecnologias para o setor jurídico com o objetivo de desenvolvê-lo. Elas surgiram a partir da demanda desse mercado por soluções, já que a tecnologia é indispensável para a sobrevivência e a evolução do negócio.

Quais são as vantagens de uma legaltech?

Nos dias de hoje, é difícil se manter em um mercado com tamanha competitividade sem ter o apoio de uma legaltech. Confira, a seguir, algumas das vantagens de ter uma empresa de tecnologia para auxiliar as rotinas do escritório de advocacia!

Economia de tempo

O simples fato de ter um software especializado no negócio proporciona soluções avançadas para a automação de tarefas rotineiras. Isso faz que se economize tempo e se atue de forma mais eficaz. A redução do tempo gasto para rastreamento e acompanhamento de publicações e processos, bem como para armazenamento e organização de documentos, por exemplo, são alguns dos benefícios que uma legaltech traz para o escritório.

Essa automação ajuda a melhorar a eficiência de toda a equipe de trabalho. Consequentemente, há um aumento do tempo útil disponível para resolver outras demandas do empreendimento.

Redução de custos

Uma das grandes vantagens de trabalhar com startups é a oportunidade de economizar com gastos desnecessários. De acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em relação ao ano de 2014 as empresas gastaram em torno de 2% de seu faturamento com litígios.

Portanto, implementar essa tecnologia reduz o custo dos clientes e, mais do que isso, os gastos dentro da própria empresa. Afinal, tempo é dinheiro não é mesmo? E economizar tempo traz, invariavelmente, uma redução de custos.

Melhoria da experiência do cliente

O maior erro que um escritório de advocacia pode cometer é não o considerar como um negócio. Quem não leva em consideração a satisfação do cliente certamente traça o caminho do insucesso.

Por isso, o auxílio de uma legaltech é fundamental para melhorar a experiência do cliente e fazer que a satisfação dele se torne prioridade. Isso porque essas empresas oferecem a possibilidade de visualizar e apresentar todo o histórico de tramitação do processo, de forma a proporcionar um retorno claro e transparente para o cliente.

Uma resposta de qualidade faz que ele se sinta bem atendido, menos ansioso e mais confiante no decorrer do processo. Com isso, ele fica bastante satisfeito com o serviço prestado pelo escritório.

Qual é a importância da tecnologia em um negócio?

A tecnologia tem revolucionado praticamente todos os setores. As situações atuais não são as mesmas do passado e, com certeza, são diferentes das do futuro. Por isso, para acompanhar o ritmo das mudanças e manter a empresa competitiva, o apoio da tecnologia é fundamental.

Nesse contexto, vale a pena considerar as soluções oferecidas pelas legaltechs. Trata-se de um serviço que pode trazer a qualidade necessária para o crescimento de um escritório de advocacia.

Este post foi útil para você entender o que é legaltech? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros interessados a conhecerem mais sobre esse assunto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This