O que é Power BI? Descubra porque vale a pena investir nessa solução

Já pensou em ter acesso a um conjunto de ferramentas de análise que ofereça uma visão de 360 graus sobre as suas métricas mais importantes, atualizadas em tempo real e disponíveis em todos os seus dispositivos? Para os gestores, isso parece um sonho, mas é exatamente nisso que consiste o Power BI.

Quer saber mais sobre o que é Power BI, seus benefícios e como ele pode ajudar a sua empresa? Então acompanhe a leitura!

Do que o Power BI é capaz?

Sendo um conjunto das diversas ferramentas de Business Intelligence, o Power BI é um pacote que oferece insights em toda a sua empresa.

Ele permite a conexão com diversas fontes de dados, independentemente de serem derivados de planilhas do Excel, dados locais, Big Data ou outros, simplificando, assim, a preparação e a condução da sua análise.

Com ele, é possível produzir belos e completos relatórios em menos de cinco minutos, que podem ser disponibilizados, inclusive, em dispositivos móveis. Esse é o tempo necessário para dar início à transformação dos seus dados em painéis e relatórios dinâmicos, que vão auxiliá-lo a encontrar respostas para as perguntas mais importantes da sua organização.

Quais são os benefícios de aplicar o Power BI na sua empresa?

Independentemente do tamanho da organização, é bastante provável que ela tenha algum sistema de gestão. Inclusive, usar diferentes sistemas para gerir o negócio é uma prática comum em diversas empresas. Assim, é usual o emprego de softwares distintos para realizar as entradas contábeis, fiscais, de vendas e de estoque, por exemplo.

Além disso, existem outras fontes de dados dentro da organização, como informações obtidas por e-mail marketing, CRM e redes sociais. Com essa infinidade de dados gerados pelas empresas, é crucial que os gestores tenham acesso a eles de forma já consolidada. Dessa forma, a decisão é embasada em informações verídicas e precisas, e não só em palpites.

Outra vantagem do Power BI é sua implantação rápida, que permite, em um tempo extremamente reduzido, a tomada de decisão dos gestores. Também vale dizer que os relatórios e dashboards gerados pelo Power BI podem ser acessados a distância por qualquer dispositivo móvel.

Além disso, o Power BI ainda permite a criação de dashboards e indicadores de gestão de uma maneira simples e intuitiva, o que possibilita o desenvolvimento das ferramentas de análise mesmo para usuários sem conhecimentos técnicos específicos.

Como o Power BI se relaciona com outros softwares de gestão?

O Power BI é um complemento para softwares em geral, como o de gestão tributária, por exemplo, e permite a integração com diversos programas, inclusive o Excel.

Business Intelligence pode se relacionar com a contabilidade e com outras áreas da empresa para, em conjunto, entregarem informações extremamente detalhadas, que são os parâmetros ideais para o gestor analisar os resultados e cenários e projetar o futuro.

O fato é que o Power BI é um facilitador no cotidiano das empresas, simplificando diversos processos corporativos por meio de relatórios que clareiam as tomadas de decisão e ajudam na solução de problemas. E tudo isso sendo feito de maneira rápida, o que garante a eficiência em todos os setores da companhia.

Agora que você já sabe o que é Power BI, compartilhe este post nas redes sociais e mostre para os seus amigos o quão importante é essa ferramenta dentro de uma companhia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This