A área fiscal nas últimas décadas está sendo impulsionada por várias novidades no âmbito tributário e principalmente em relação a avanços tecnológicos.

É importante, contudo, mostrar ao leitor um cenário pragmático, em que todos os sinais levam para um só caminho: as áreas que trabalham com dados terão um único compromisso, qual seja, traduzir os dados em resultados aplicados.

Mas o que vem a ser um cientista de dados na área fiscal? São profissionais que possuem soft skills 1 com foco em desenvolver linhas de pensamentos baseados em dados extraídos dos SPEDs com o objetivo de criar indicadores úteis para a gestão da carga fiscal.

É comum se chamar o conjunto de arquivos SPED de “pré-sal” de dados para o cientista de dados, pois, a partir dos registros e blocos do SPEDs, é possível conhecer a fundo a operação2 da empresa, como, por exemplo, controle de estoque, operações tributárias, capacidade financeira, fornecedores, clientes e muitas outras informações.

O grande desafio é compilar todas essas informações, visto que ser praticamente uma constelação de dados.

É fato que, atualmente, os profissionais da área fiscal em regra geral ainda se encontram dedicados somente em produzir dados, e não em analisa-los, o que muitas vezes reflete ainda desafios e problemas operacionais de cada empresa.

Partindo do princípio que a tecnologia tem o compromisso de suprimir as tarefas repetitivas e operações, o papel do cientista de dados se tornará cada vez mais importante, dada a forte motivação em utilizar os dados em prol da empresa, podendo, assim, aplicar técnicas de ciência de dados como por exemplo curva ABC 3 para definir as visões desejadas. Nesse cenário, o analista fiscal irá assumir o protagonismo explicito e fundamental dentro do negócio. 

Acompanhar a movimentação do mercado é uma tarefa diária de todos os profissionais, seja qual for sua área de atuação, pois desta forma será possível buscar soluções a desafios complexos, propondo ideias de alto impacto para o negócio.   

 Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Soft_skills
  2. https://pt.wikipedia.org/wiki/Modus_operandi
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Curva_ABC

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para contato@taxcel.com.br


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This