Por que investir em dashboards personalizados do Power BI?

Mesmo que os setores responsáveis pelas informações fiscais e contábeis das empresas apresentem diversos dados relacionados aos negócios, poucos são os gerentes tributários que conseguem usufruir desses indicadores de forma consistente. Para aproveitar essas informações melhor maneira possível, uma excelente opção é utilizá-las como fonte de dados para desenvolver dashboards personalizados para o Power BI.

Por isso, neste artigo vamos explicar para você o que é um dashboard e quais são as vantagens de utilizá-lo, além de mostrar por que um dashboard personalizado faz a diferença e facilita o trabalho de um gestor tributário. Da mesma forma, o serviço oferecido pela Taxcel e os benefícios oferecidos por ela também serão apresentados neste post. Quer saber mais sobre o assunto? Então, acompanhe a leitura!

O que é um dashboard de Power BI?

Você provavelmente já sabe que Business intelligence, também conhecido como BI ou inteligência de negócios, é uma sistematização preparada na área de tecnologia que faz uso de diferentes informações obtidas nos mais variados departamentos dentro de uma empresa. Isso é feito para facilitar o processo de tomada de decisões, tanto administrativas quanto estratégicas.

Por intermédio do Power BI, o gestor consegue desenvolver estratégias e definir metas específicas com base nas fontes de dados que as empresas têm disponíveis, como transações, margens de lucro, compra, venda etc.

Como isso é possível? A resposta é simples: Por meio de dashboards do Power BI. Os dashboards são relatórios responsáveis por tornar as informações mais apresentáveis, intuitivas e objetivas, o que permite que as companhias otimizem o processo de tomada de decisão para expandirem a lucratividade e a efetividade de seus negócios.

No passado, era comum os gerentes tributários das empresas fazerem o controle dos tributos de forma manual, dispondo os dados obtidos em arquivos de Power Point. Tal fato, em muitos dos casos, ainda pode ser notado nos dias de hoje e as informações levantadas são apresentadas de forma desintegrada e, muitas vezes não atual, gerando mais trabalho e despesas.

Nesse contexto, os dashboard surgiram como relatórios dinâmicos que possibilitam apresentações atualizadas de forma automática, já que são conectados a um banco de dados.

Consequentemente, as informações dispostas não se apresentam de forma estática, como no Power Point, e os gráficos e demais dados podem ser abertos de um jeito mais claro durante as apresentações, permitindo que os resultados dispostos sejam aprofundados com apenas um clique.

Por que ter um dashboard personalizado?

Partindo da premissa de que cada empresa apresenta suas particularidades e é diferente uma da outra, o desenvolvimento de dashboards que satisfaçam a essas rotinas específicas e acompanhem as performances e informações estratégicas pode fazer muita diferença para o sucesso de companhias em qualquer segmento.

Nesse contexto, o Power BI, a ferramenta da Microsoft que é disponibilizada tanto gratuitamente para desktop quanto em versões pagas, é um dos mecanismos mais indicados para a criação de dashboards personalizados que podem ser adaptados e desenvolvidos de acordo com as características do seu negócio.

Com a utilização dos Power BI personalizados, você substitui os relatórios de Power Point, onde os dados são imputados manualmente, por um processo automatizado e dinâmico, reduzindo as chances de erros e tornando os processos menos trabalhosos.

Como o dashboard personalizado do Power BI faz diferença?

As vantagens de se trabalhar com os dashboards personalizados do Power BI são várias. Confira:

1. Facilidade de compartilhamento

A primeira vantagem é a facilidade de compartilhamento e exposição dos dashboards personalizados em diferentes locais e de forma rápida. Isso automaticamente gera um melhor e mais efetivo alinhamento das informações, fator que, ao mesmo tempo, resulta em outros benefícios operacionais e de outras ordens.

2. Apresentações interativas

As apresentações dos dashboards são bastante interativas, o que é um fator extremamente benéfico para a disposição de informações e o manuseio dos dados. Isso ajuda o gerente tributário, inclusive, a gerar insights mais efetivos para a estratégia da sua empresa.

3. Diferencial estratégico

Outra vantagem é a eficiência gerada pela utilização dos dashboards. Por exemplo, lançando mão de dados padronizados do SPED — a nova maneira estabelecida pela legislação brasileira de escrituração de livros fiscais que substitui os físicos pela escrituração digital —, obtém-se um banco de dados consistente que, quando trabalhado em dashboards, gera um diferencial estratégico substancial às empresas.

Lembre-se que trabalhar com SPED no Excel é um dos serviços oferecidos com excelência pela Taxcel, e pode ajudar a sua empresa a ter uma gestão tributária mais eficiente.

4. Aumento da velocidade operacional

Além das vantagens já citadas, o emprego de dashboards do Power BI personalizados resulta em um ganho efetivo de velocidade operacional. Quando realizado no Power Point, o processo consome muito tempo com a inserção dos dados feita de forma manual. Por outro lado, o Power BI faz o mesmo processo de forma integrada e automatizada, tomando muito menos tempo.

Como a Taxcel atua nesse sentido?

Contactando a Taxcel, você passará a conhecer alguns dos templates de dashboards que podem ser bastante valorosos para o seu negócio.

Os profissionais da Taxcel apresentarão propostas de projetos personalizados que atendam ao seu negócio da melhor maneira possível, utilizando o Power BI de forma eficiente e trabalhando com tudo que essa ferramenta permite de maneira mais efetiva.

Esse serviço é chamado de Enterprise e é o modelo da Taxcel que permite gerar dashboards personalizados. A Taxcel também oferece o serviço de consultoria em relação ao uso de Power BI de acordo com a demanda do cliente.

Além desses, a Taxcel oferece um serviço opcional de treinamento para auxiliar seus clientes a explorarem os caminhos disponibilizados pelos dashboards personalizados do Power BI, o que possibilita ganho de eficiência e otimização da gestão tributária da sua empresa, aumentando a confiabilidade dos dados e melhor disposição das informações na ferramenta.

O que você achou do nosso artigo sobre Power BI personalizados? Gostou? Então, não perca tempo e faça agora o teste gratuito da versão premium da nossa ferramenta durante 7 dias, importe arquivos SPED de forma organizada no Excel e comece a analisá-las!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This