Quais são as vantagens da solução fiscal na nuvem? Confira!

As operações tributárias exigem, cada vez mais, atenção redobrada dos profissionais que trabalham na área. Qualquer transação realizada pelas empresas gera uma série de obrigações fiscais que precisam ser declaradas para o governo.

Diante disso, surge a necessidade de agilizar processos e garantir espaço para armazenar grande número de dados. A tecnologia tornou-se indispensável para as organizações, trazendo a solução fiscal na nuvem para as empresas.

Você ainda não utiliza o cloud computing? Quer saber mais sobre o assunto e dinamizar as operações do seu negócio? Confira agora as vantagens que a solução fiscal na nuvem pode trazer para seu empreendimento!

Benefícios da solução fiscal na nuvem

Maior armazenagem

A tecnologia possibilitou uma redução considerável no número de impressões. Afinal, com o armazenamento dos arquivos na nuvem, não há necessidade de imprimir as Danfes — elas ficam disponíveis para o acesso no momento que precisar. 

Em função disso, as áreas livres dos espaços físicos aumentaram, eliminando a velha rotina de imprimir documentos, arquivar em caixas e alocar em grandes salas. Antigamente, quando era necessário pegar um desses documentos, a procura se tornava cansativa e atrapalhava a rotina dentro das empresas.

Hoje, as Danfe’s e os arquivos XML estão mais seguros porque o cloud computing realiza backups diários. Além disso, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer lugar e de forma mais rápida.

Agilidade nos processos

Com as novas etapas do eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é imprescindível que cada empresa tenha fácil acesso às suas informações. O eSocial tem por intuito integrar todos os dados nas diferentes esferas governamentais. Dessa forma, quando a empresa realiza uma operação o sistema vincula as informações com o que o cliente informou, evitando a ocorrência de fraudes e erros na apuração dos tributos.

Por isso, a solução fiscal na nuvem trouxe um grande benefício em relação a esse novo programa do governo. Com acesso rápido às informações, a transmissão dos dados se tornou mais segura, evitando equívocos nos processos e garantindo a entrega dentro dos prazos exigidos por lei.

Redução dos custos

Quando se tem grande número de processos, é inevitável precisar de máquinas que suportem essa demanda. Em função disso, o custo com a compra de equipamentos ou com a manutenção deles se torna algo oneroso para as empresas. Além de reduzir gastos com a preservação dos computadores e impressoras, a adoção do armazenamento em nuvem se torna mais viável para os espaços físicos utilizados.

Você pode substituir um computador que é utilizado apenas para alocar os dados ou aquele HD externo no qual realiza as cópias de segurança. Quando começar a utilizar essa infraestrutura, tudo estará a um clique.

Atualização constante

No Brasil há grande burocracia envolvida no cumprimento da legislação tributária que, além disso, sofre constantes alterações. Estar atualizado nesse aspecto significa evitar multas e infrações no futuro. Um ambiente na nuvem pode ser atualizado de forma rápida, permitindo que seus usuários possam realizar outras atividades e eliminando processos manuais dos softwares.

Estar em dia com as obrigações fiscais é primordial para qualquer empresa, por isso, poder contar com a solução fiscal na nuvem é fundamental para o sucesso dos processos empresariais e, principalmente, para os profissionais da contabilidade.

Gostou do assunto abordado no post? Siga nosso perfil no Facebook e Linkedin e acompanhe mais artigos para seu aprimoramento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This