As operações tributárias exigem, cada vez mais, atenção redobrada dos profissionais que trabalham na área. Qualquer transação realizada pelas empresas gera uma série de obrigações fiscais que precisam ser declaradas para o governo.
Diante disso, surge a necessidade de agilizar processos e garantir espaço para armazenar grande número de dados. A tecnologia tornou-se indispensável para as organizações, trazendo a solução fiscal na nuvem para as empresas.
Você ainda não utiliza o cloud computing? Quer saber mais sobre o assunto e dinamizar as operações do seu negócio? Confira agora as vantagens que a solução fiscal na nuvem pode trazer para seu empreendimento!
Benefícios da solução fiscal na nuvem
Maior armazenagem
A tecnologia possibilitou uma redução considerável no número de impressões. Afinal, com o armazenamento dos arquivos na nuvem, não há necessidade de imprimir as Danfes — elas ficam disponíveis para o acesso no momento que precisar.
Em função disso, as áreas livres dos espaços físicos aumentaram, eliminando a velha rotina de imprimir documentos, arquivar em caixas e alocar em grandes salas. Antigamente, quando era necessário pegar um desses documentos, a procura se tornava cansativa e atrapalhava a rotina dentro das empresas.
Hoje, as Danfe’s e os arquivos XML estão mais seguros porque o cloud computing realiza backups diários. Além disso, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer lugar e de forma mais rápida.
Agilidade nos processos
Com as novas etapas do eSocial — Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, é imprescindível que cada empresa tenha fácil acesso às suas informações. O eSocial tem por intuito integrar todos os dados nas diferentes esferas governamentais. Dessa forma, quando a empresa realiza uma operação o sistema vincula as informações com o que o cliente informou, evitando a ocorrência de fraudes e erros na apuração dos tributos.
Por isso, a solução fiscal na nuvem trouxe um grande benefício em relação a esse novo programa do governo. Com acesso rápido às informações, a transmissão dos dados se tornou mais segura, evitando equívocos nos processos e garantindo a entrega dentro dos prazos exigidos por lei.
Redução dos custos
Quando se tem grande número de processos, é inevitável precisar de máquinas que suportem essa demanda. Em função disso, o custo com a compra de equipamentos ou com a manutenção deles se torna algo oneroso para as empresas. Além de reduzir gastos com a preservação dos computadores e impressoras, a adoção do armazenamento em nuvem se torna mais viável para os espaços físicos utilizados.
Você pode substituir um computador que é utilizado apenas para alocar os dados ou aquele HD externo no qual realiza as cópias de segurança. Quando começar a utilizar essa infraestrutura, tudo estará a um clique.
Atualização constante
No Brasil há grande burocracia envolvida no cumprimento da legislação tributária que, além disso, sofre constantes alterações. Estar atualizado nesse aspecto significa evitar multas e infrações no futuro. Um ambiente na nuvem pode ser atualizado de forma rápida, permitindo que seus usuários possam realizar outras atividades e eliminando processos manuais dos softwares.
Estar em dia com as obrigações fiscais é primordial para qualquer empresa, por isso, poder contar com a solução fiscal na nuvem é fundamental para o sucesso dos processos empresariais e, principalmente, para os profissionais da contabilidade.
Gostou do assunto abordado no post? Siga nosso perfil no Facebook e Linkedin e acompanhe mais artigos para seu aprimoramento!


0 comentário